sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bolo Mousse de Chocolate Intenso da Nigella Lawson



Ingredientes:

300 gramas de chocolate amargo
9 colheres de sopa de manteiga sem sal
6 ovos grandes, com gema e clara separadas
Uma pitada de sal
3/4 de xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de brandy ou outro licor a gosto
1 colher de chá de açúcar em pó

Modo de Fazer:

Pré aqueça o forno à temperatura de 175 graus. Cubra o exterior de uma forma de 20 centímetros com uma camada dupla de papel de alumínio ou papel vegetal (foi o que eu usei). Num tachinho coloque em banho-maria, o chocolate e a manteiga juntos para derreter; reserve até esfriar.
Numa tigela grande bata as claras com o sal até que ficar em neve. Adicione 1/4 de xícara de açúcar e continue a bater até que fique dura e brilhante, mas não seca. Reserve. Em outra tigela, misture as gemas com 1/2 xícara de chá de açúcar. Misture o brandy e derrame sobre a mistura do chocolate.
Coloque água numa chaleira e deixe ferver. Envolva 1/2 xícara de chá das claras em neve na mistura do chocolate. Cuidadosamente, vá envolvendo as restante claras, tomando cuidado para não baixarem. Ponha a mistura na forma já untada e coloque-a dentro de uma assadeira grande. Despeje a água a ferver na assadeira até a metade da altura da forma e leve ao forno. Leve ao forno cerca de 45 minutos. Para saber o ponto certo: a parte de cima deve ficar endurecida e o miolo cremoso.
Remova a forma da água e deixe na pia para esfriar. Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó usando um passador de rede fina.

Sem comentários: