sábado, 14 de janeiro de 2012

Bolo de Fécula da Avó Leonor

Mais uma receita de Leonor de Sousa Bastos, que pode encontrar no blog Flagrante Delícia. O meu não está tão bonito quanto o original.


Ingredientes:
8 ovos
250 grs. de açúcar
160 grs. de fécula
coco ralado q.b. para polvilhar

Recheio e cobertura:
400 ml. de natas
600 ml. de leite
6 gemas
200 grs. de açúcar
80 de amido de milho
1 casca de limão

Modo de Fazer:
Bata muito bem as gemas com o açúcar. Tem de ficar um creme esbranquiçado e muito volumoso. De seguida bata as claras em castelo bem firme. Adicione, com cuidado as claras às gemas e envolva cuidadosamente. Por último peneire a fécula e envolva bem. Deite o preparado em duas formas, untadas e polvilhadas de farinha, com cerca de 22 cm. Leve ao forno, pré-aquecido a 180. cerca de 15 a 20 minutos. Verifique desenforme e deixe arrefecer.
Entretanto faça o creme para rechear o bolo: Misture o açúcar com o amido de milho, adicione as gemas e um pouco de leite e dilua tudo muito bem.
Misture o restante leite com as natas e a casca de limão e leve ao lume a ferver. Misture o preparado de gemas, batendo sempre e leve novamente ao lume até engrossar. Deixe arrefecer, batendo de vez em quando para não ganhar película. Recheie o bolo e cubra-o. Polvilhe com o coco ralado e decore a gosto.


Nota: Pode polvilhar com amêndoa, chocolate ralado ou outra coisa da sua preferência.

Sem comentários: