sábado, 26 de maio de 2012

Empadão de Berbigão

Para 2 pessoas.

Ingredientes:
250 grs de berbigão
1 cebola pequena
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa), bem cheias, de Mostarda de Dijon
sal e tabasco q. b.
3 batatas grandes
1 ovo + 1 gema
leite q. b.
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparar:
Leve ao lume um tacho com água e deixe ferver; adicione o berbigão e tempere de sal e tabasco. Deixe cozer cerca de 5 minutos. Retire e reserve. Descasque as batatas e leve-as a cozer em água abundante, temperada de sal. 
 Entretanto prepare o recheio: numa frigideira coloque o azeite e deixe aquecer; junte a cebola finamente picada e deixe refogar até obter um tom dourado. Adicione, de seguida, duas colheres de água onde cozeu o berbigão. Deixe reduzir e adicione o berbigão e deixe apurar cerca de 3 minutos. Junte a mostarda e envolva tudo muito bem. Retifique de picante se achar necessário.
Verifique se as batatas estão cozidas, escorra-as e passe-as por um passe-vite  e transforme-as em puré. Adicione a colher de manteiga e o leite necessário até obter uma massa fofa. De seguida bata o ovo e adicione-o ao puré. Envolva bem; retifique o sal se necessário. Unte um recipiente refractário e coloque metade do puré no fundo, por cima disponha o recheio de berbigão e cubra com o restante puré. Bata ligeiramente a gema e cubra o empadão; leve ao forno a 220º cerca de 20 minutos. Sirva acompanhado de salada.


Sem comentários: