quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Natal até aos Reis...



Ao nascimento de Cristo está associada a história dos três reis Magos (Baltazer, Melchior / Belchior e Gaspar) que seguiram uma estrela, que os conduziu a um estábulo onde Maria terá dado à luz a criança que viria a ser a figura mais importante do Cristianismo.
Ora bem, agora sabemos que esses reis, eram estudiosos de astronomia e que existiria um quarto rei - o seu nome é Artaban. 

O Quarto Rei:

Nem todos sabem a história deste rei. Artaban passou a vida à procura de Jesus Cristo; e só o encontrou, quando Ele estava crucificado.
Artaban era uma pessoa cheia de bondade e fé, também, foi testemunha da estrela brilhante que pairava sobre Belém. Contudo, Artaban, sempre chegou atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar. E chegava sempre atrasado porque pelo caminho encontrava pobres e miseráveis que necessitavam da sua ajuda.
Quando se desencontrou dos outros três reis magos, foi porque lhe apareceu um homem meio morto no caminho, e teve de o ajudar.
Depois, quando chegou a Belém teve de comprar a vida de uma criança que estava para ser assassinada , às ordens do rei Heródes, dando ao soldado que a encontrara uma das pérolas que levava para oferecer ao Menino Jesus.

 
 
Ao tomar conhecimento que José e Maria fugiram para o Egito, pôs-se a caminho mas Jesus já havia regressado a Nazaré. Decidiu ir adorá-Lo, mas um escravo ia ser levado à força para as galés e Artaban achou por bem oferecer-se para esse trabalho.
Depois de trinta anos de trabalhos forçados, finalmente chega a Jerusalém.
Tarde demais...
O Menino transformou-se em homem e estava a ser crucificado nesse mesmo dia. Artaban havia comprado pérolas para Cristo, mas precisou de vender quase todas para ajudar pessoas que se cruzaram no seu caminho. Restou apenas uma pérola... O Rei Mago Artaban, pensa com ela comprar a libertação de Jesus Cristo. Mas, mais uma vez, encontrou uma mulher aflita  a ser levada por uns homens; e, salvou-a, oferecendo a última pérola aos atacantes.
Assim, nada mais havia a fazer; não havia sobrado nenhuma pérola para resgatar Jesus Cristo.
Artabam pensa:

"Falhei a missão da minha vida".

 E, nesse momento escuta uma voz:
 
- «Ao contrário do que pensas, tu estiveste sempre comigo, durante toda a tua vida. Eu estava a morrer e resgataste-me. Tu livraste-me da morte quando acudiste a todos os que precisavam de ti. A tua caridade para com os pobres e desprotegidos foi a melhor pérola que me podias ter dado. Obrigado por tantos presentes de Amor!»
 

Verdade ou lenda, é uma história maravilhosa sobre caridade para com os desprotegidos.

 

Sem comentários: