sábado, 8 de dezembro de 2012

Risotto de presunto e Cogumelos Shiitake


 Para duas pessoas.

Ingredientes:
50 grs de cogumelos shiitake secos 
100 grs de presunto cortado aos cubos
caldo de galinha q. b.
100 grs de arroz arbóreo
1 dl de vinho branco
3 colheres (sopa) de cebola, finamente, picada
1 dente de alho picado (opcional - eu não uso)
sal e pimenta q.b.
1 colher (sopa) de manteiga
50 grs de queijo parmesão ralado

Modo de Preparar:
Coloque os cogumelos em água; escorra-os e volte a demolhá-los. De seguida escorra novamente e demolhe-os em vinho branco. Devem ficar cobertos de vinho; eu deixei cerca de 20 minutos.
Prepare o caldo de galinha; quando estiver a ferver junte os cogumelos escorridos e deixe-os cozinhar. Reserve o vinho onde demolhou os cogumelos.
Leve um tacho ao lume com o fundo coberto de azeite; deixe aquecer e junte a cebola. Quando estiver translúcida adicione o presunto cortado aos cubos (reserve uma colher da sopa para decorar) e deixe refogar. De seguida , adicione o arroz arbóreo, previamente lavado. Deixe  cozinhar um pouco e junte um pouco de caldo de galinha. Quando evaporar adicione 1 dl de vinho branco, no qual demolhou os gogumelos e deixe evaporar. Vá juntando caldo, aos poucos, para que o arroz coza lentamente. Quando estiver quase cozido, adicione os cogumelos. Mexa bem e retifique de sal e pimenta. Lembre-se que o presunto e o caldo de galinha têm muito sal. Quando estiver cozido, adicione a manteiga e o queijo ralado. Envolva tudo muito bem. Deve ser servido muito quente polvilhado com o restante presunto.












Sem comentários: