segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ladrilhos de Marmelada

Antigamente, na aldeia, guardava-se uma tarde para fazer a marmelada. quanto mais branquinha, melhor. Esta tarefa era complicada e exigia algum trabalho...
A marmelada era feita no fogão a lenha e, depois, distribuída por tigelas que eram guardadas, para que fosse degustada ao longo do ano.
Já no Porto, uma vizinha, que considerávamos como família, a D. Alcina, fazia os famosos Ladrilhos de Marmelada, que levava a casa dos meus pais por altura do Natal.. Eram uma delícia... e, agora, pretendo recriar a famosas especialidade.
Não sei se estou à altura, mas após algumas pesquisas e lembranças de como se fazia, penso que era assim...

Ingredientes:
1 Kg de marmelos
1,100 Kg de açúcar
1,5 dl de água
Modo de Fazer:
Lave muito bem os marmelos e esfregue-os, para que larguem o pelo.
Coloque-os numa panela, inteiros, cobertos de água fria e leve-os a cozer. Estarão prontos quando começarem a abrir. Convém verificar pois, alguns marmelos, são bastante duros.
Retire-os do lume, escorra-os e coloque-os numa tigela de água fria.


Apare-os, corte-os em quartos e retire-lhes os caroços (se desejar, reserve para fazer geleia). Passe o marmelo pelo passe-vite para obter um puré fino.
Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água. A água deve cobrir o açúcar. Deixe ferver, reduza o lume e deixe obter ponto de pasta (calda grossa).
Com cuidado adicione o puré de marmelo. Atenção para não se queimar.


Deixe ferver lentamente até obter o ponto desejado - ponto de estrada. Coloque um pouco de marmelada num pratinho e trace uma linha, se a marmelada não se juntar está pronta.


Deite a marmelada em tabuleiros. Deixe arrefecer e tape com papel vegetal. Guarde em local seco.
A melhor maneira é secar ao sol... mas tem estado sempre a chover.


Depois de bem seca e ligeiramente dura, desenforma-se a marmelada e corta-se em quadrados que se polvilham de açúcar (pouco). Deixa-se secar por mais umas semanas e guarda-se em caixas, ou frascos, hermeticamente fechadas.


Sem comentários: