quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sopa de Cebola ou Caldo de Cebola

Lá vai o tempo em que o "Caldo de Cebola" era servido como pequeno almoço. Antes de saírem para as lides do campo, reconfortava-se o estomago, com uma sopa quente.
Era assim, na minha aldeia... em casa dos meus avós, fazia-se o "Caldo de Cebola"; acompanhava-se com broa de milho caseira. Claro que os ingredientes eram outros, os produtos eram todos biológicos e, como não podia deixar de ser, era confecionado num fogão a lenha...
Da designação de "caldo" passou a sopa; e poderíamos, hoje em dia designá-la de "Consomê de Cebola", é um termo culinário mais elegante.


 Ingredientes:
300 grs de cebola
1 colher (sopa) de banha de porco (antigamente usava-se unto)
3 batatas (entre 200 a 300 grs)
sal q. b.
fio de azeite
água q. b.
 
 
Modo de Preparar:
Lave e descasque as batatas. Corte-as em quartos e coloque-as numa panela com água (cerca de 1200ml.). Tempere com sal agosto e a banha de porco. Leve ao lume até as batatas estarem cozidas. Retire do lume e remova as batatas com o auxílio de uma colher para o passe vite.
Esta sopa, não deve ser triturada com a varinha mágica, pois ficaria passada demais. Deve sentir-se a batata.
Passe a batata diretamente para a água onde cozinhou.
Corte a cebola em juliana depois de a ter descascado. Adicione a cebola à sopa. Leve novamente ao lume para acabar de cozinhar. Retifique de sal e coloque um fio de azeite.
Sirva bem quente, em tigelas, com tostas ou pão de milho.
 
 
 
 
 

1 comentário: