sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Arroz de Cabidela

O Arroz de Cabidela deve ser feito com frango caseiro, ou na sua falta, frango do campo. Esta receita faz parte da culinária tradicional portuguesa.

Ingredientes:
1 frango do campo (com miúdos)
1 pacote de sangue
2 cebolas picadas
2 dentes de alho (opcional)
1 folha de louro
1 haste de salsa
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de banha de porco
sal q. b.
vinagre a gosto
2 tigelas de arroz carolino (cerca de 400 grs.)
6 tigelas de água
 
Modo de Preparar:
Comece por lavar, limpar e cortar o frango aos pedaços. Tempere o frango com sal a gosto, o louro e a salsa. Reserve.
Num tacho grande coloque o azeite e a banha e leve ao lume. Quando estiver bem quente adicione a cebola e o alho picadinhos. Deixe refogar até obter um tom alourado; refresque com um pouco de vinagre.
 
 
Deixe apurar por alguns minutos. Junte o frango e os miúdos (moela, fígado e coração) e deixe ganhar cor. Novamente refresque com mais um pouco de vinagre. Deixe apurar novamente e adicione a água indicada quente. Deixe ferver e junte o arroz. Mexa e retifique de sal se necessário. Baixe o lume e deixe cozer o arroz; verifique a cozedura e, a uns minutos do fim adicione o sangue do frango passado por um passador de rede fina. Mexa bem para que fique bem incorporado. Coloque mais ou menos sangue consoante do arroz, gostar mais ou menos escuro.
 
 
Deixe acabar de cozer e sirva bem quente.
 
Nota: A quantidade de vinagre depende do gosto de cada um. Cá por casa gostam do arroz muito avinagrado. Quem não gostar pode substituir por um pouco de vinho branco.

Sem comentários: