sábado, 29 de novembro de 2014

Escangalhado de Maçã

O Natal está a chegar e, já apetecem alguns doces da época. Este bolo pode ser um substituto ao tradicional Bolo Rei. Um bolo delicioso, diferente... para apresentar na mesa de Natal.


Ingredientes:
450 grs de farinha de trigo
25 grs de fermento padeiro
1,25 dl de leite morno
2 ovos grandes
75 grs de margarina
80 grs de açúcar
1 colher (chá) de raspa de laranja
1 colher (sopa) de sumo de laranja
5 cl de vinho do Porto ou outro licor a gosto
sal q. b.
1 ovo batido para pincelar
amêndoa em lascas q. b.
açúcar em pó para decorar.

Recheio de Creme de Ovos:
3 maçãs
açúcar amarelo q. b. (pode optar por canela)
4 ovos + 1 gema
250 grs de açúcar
1,5 dl de água
1 pau de canela
1 casca de limão

Modo de Preparar:
O bolo:
Comece por desfazer o fermento no leite morno e reserve. Derreta a manteiga e reserve.
Numa tigela grande coloque a farinha, o açúcar, uma pitada de sal, a raspa de laranja. De seguida adicione a manteiga, os ovos ligeiramente batidos, o fermento diluído, o sumo de laranja e o vinho do Porto. Bata a massa muito bem até se desprender da tigela e fazer uma bola. Se necessário adicione um pouco mais de farinha.
Tape a massa com um pano e deixe levedar até dobrar de volume. O local onde vai repousar a massa deve estar aquecido, caso contrário a massa não cresce.
Entretanto prepare o recheio.

O recheio: 
Leve um tacho ao lume com a água, o açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Deixe derreter o açúcar e quando começar a ferver, reduza a temperatura e deixe fervilhar durante 5 minutos. Desligue o fogo e deixe arrefecer. De seguida, bata os ovos e a gema muito bem. Adicione a gemada à calda de açúcar através de um coador. Incorpore bem os ovos e leve novamente ao lume e deixe cozer até obter um creme semelhante ao doce de ovos (tem de estar consistente e fofo). A temperatura do lume é baixa para cozer lentamente. Deixe arrefecer antes de utilizar para rechear o bolo.


Prepare as maçãs, descascando-as e tirando o caroço. Coloque umas gotas de sumo de limão para que não oxidem (fiquem escuras) e polvilhe com açúcar amarelo ou canela.



Pré aqueça o forno a 180º.
Quando a massa estiver pronta, estenda-a numa superfície lisa e polvilhada de farinha. Faça um retângulo e recheie com o creme de ovos e espalhe as maçãs por toda a superfície.


Enrole como se fosse uma torta; não aperte demasiado. Corte em rodelas de 4 cm e disponha-as num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal. O meu rolo deu para 11 rodelas.


Pincele com ovo batido e polvilhe com a amêndoa em lascas.



Leve ao forno durante 40 a 50 minutos com forno ventilado. Convém verificar a cozedura. Retire do forno e decore com açúcar em pó...


Sem comentários: