quinta-feira, 28 de maio de 2015

Panadinhos... Quem gosta?

Quem gosta de Panadinhos??? 
Cá, por casa, todos gostam. São deliciosos; podem ser usados em lanches, piqueniques, como refeição ou sandes. Podem fazer Panados de frango, peru ou fêveras de porco.  A diferença reside no tempero: vinho branco, nos de porco e sumo de limão nos de peru ou frango.




As quantidades variam de acordo com o número de pessoas.

Ingredientes:
Fêveras de porco finas q. b.
sal q.b.
pimenta q.b.
louro
alho picado (opcional)
vinho branco q. b.
ovo batido para panar
farinha de trigo q. b.
pão ralado para panar

Modo de Preparar:
Comece por temperar as fêveras de porco; corte-as se quiser as fêveras em pedaços pequenos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Salpique com alho picado, louro e, umas gotas, de vinho branco. O suficiente para dar sabor. Reserve por 1 hora.
De seguida, comece a preparação dos panados.
Coloque um prato com farinha de trigo, outro com pão ralado e um prato fundo com o ovo batido (não se esqueça de temperar o ovo com sal e pimenta). Rejeite o louro.
Passe as fêveras, uma a uma,  por farinha e sacuda para retirar o excesso. De seguida, passe pelo ovo batido; e, por último passe no pão ralado.


Reserve os panados até à hora de fritar.
Pode, se desejar, congelar para utilizar noutro momento.
Frite os panados em óleo bem quente, tendo o cuidado de os ir virando para alourarem por igual.
Sirva com salada, simples ou com arroz de tomate malandrinho.


Nota: Se não gostar, ou não puder, comer fritos pode fazê-los no forno. Disponha os panados num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos. A meio da cozedura convém cirar, para dourarem de ambos os lados. São uma delícia e não têm o inconveniente de serem fritos em óleo.

Sem comentários: