segunda-feira, 26 de março de 2018

Paris Brest a Minha Receita

"E, nunca faz um Paris Brest?" "Tem de fazer. É tão bom." Fiquei com estas palavras na minha cabeça. E vai daí, arregaçasse as mangas e, lá se faz a tão famosa sobremesa. Obrigada D. Paula pela orientação. Não sei se fiz bem; mas estava deliciosa.


Ingredientes:
250 ml de água
200 grs de farinha
100 grs de manteiga sem sal
sal q.b.
4 ovos
1 gema
amêndoa em lascas q. b.

1 chávena de creme de pasteleiro
Chantily q.b.
frutas a gosto
açúcar em pó para polvilhar

Modo de Preparar:
Comece por preparar a massa de choux: leve um tacho ao lume com a água, uma pitada de sal e a manteiga sem sal. Deixe ferver até a manteiga estar totalmente derretida. Retire do lume  e de umas só vez adicione a farinha que foi previamente peneirada. Mexa bem com uma colher de pau  até formar uma bola compacta.


 Leve novamente ao lume para cozer. O lume deve estar médio baixo. E, trabalha-se a massa com a colher cerca de 10 minutos. É o tempo necessário para a massa secar e, sair do fundo do tacho.


Retire do fogo e transfira a massa para uma tigela. Deixe arrefecer cerca de 5 minutos; não mais. Após esse tempo adicione os ovos um a um, batendo muito bem entre cada adição. 



Coloque a massa num saco de pasteleiro.
Num tabuleiro coloque uma folha de papel vegetal, na qual desenhou um círculo de 22 cm. Com a massa no saco de pasteleiro desenhe um círculo; e, logo de seguida desenhe outro no lado interior do mesmo (mas têm de ficar muito juntinhos). Por último, desenhe um terceiro círculo por cima dos dois. Deveria usar um bico simples, mas só tinha frisado. Se sobrar massa, faça pequenos profiteroles.


Pincele a massa com a gema de ovo batida e polvilhe com as amêndoas em lascas.
Pré aqueça o forno a 180º. Leve a massa a cozer durante 25 a 30 minutos, depende do forno de cada um. A massa deve ficar bem cozida, apresentando um tom dourado. Deixe arrefecer no forno.


Depois de fria corte a roda a meio, preencha com o creme de pasteleiro e, por cima coloque o chantily e as frutas. Eu usei morangos e framboesas. Cubra a roda com a restante metade e polvilhe generosamente com açúcar em pó. 


Reserve no frigorífico até à hora de servir.

Creme de Pasteleiro:
Leve ao lume 250 ml de leite. Numa tigela bata 2 gemas com 75 grs de açúcar e adicione-lhe 1 colher e meia (sopa) de amido de milho. Mexa tudo muito bem. Junte um pouco de leite sem parar de mexer. Junte este preparado ao restante leite e leve ao lume até ferver. Vai obter um creme espesso. Perfume com essência de baunilha e, reserve até arrefecer.

1 comentário:

Paula Morgado disse...

Está com um aspeto delicioso Paulina, ótima sugestão para a Páscoa...