segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Meu Folar de Chaves

O Folar salgado é típico do norte de Portugal; a excelência das carnes utilizadas, a farinha minuciosamente selecionada e o forno a lenha definem esta iguaria. 
Aqui, no Norte, existem diversas receitas, todas muito bem guardadas não vá o "segredo" revelar-se. As mãos delicadas de quem o amassa, escondem esse saber secular de saber fazer um bom folar.
Aqui fica a minha versão... sem qualquer segredo. A particularidade é que não é cozido em tabuleiro.


Ingredientes:
500grs. de farinha de trigo
15 grs de fermento padeiro
água q. b. (cerca de 1 dl, menos um bocadinho)
6 ovos
sal q. b.
0,75 ml de azeite
30 grs de banha
20 grs de manteiga
Carnes a gosto ( quantidade que quiser) : salpicão, linguiça, bacon e presunto

Modo de Preparar:
Comece por colocar os ovos em água quente.


Leve ao lume um tacho ao lume com o azeite, a banha e a manteiga até fazer uma calda. Retire e reserve.


Numa tigela grande coloque a farinha e abra um buraco ao centro. Coloque o fermento e a água e vá mexendo até dissolver. Não use a farinha toda; faça uma pequena bola de fermento. Vá adicionando os ovos um a um e amasse muito bem.


 Deve amassar energicamente com as mãos. Adicione as gorduras, de uma vez só, e continue a amassar. A massa tem de ser muito trabalhada, e deve soltar-se das paredes da tigela; estará pronta quando ao fazer pressão sobre a massa com um dedo, ela volta à forma inicial. 


Cubra a massa com um pano de linho (usei um pano de cozinha) e volte a tapar com um cobertor. Coloque a tigela num local quente e deixe levedar por cerca de uma hora.
Depois de ter levedado, estenda a massa e distribua as carnes de forma uniforme. Não pode ser de qualquer jeito; tem de ter um bocadinho de tudo em todo o folar.


Ajeite o folar... será que é aqui que está o segredo??? Se calhar é. Dobre a massa e enrole, pressionando os lados. Deixe descansar novamente antes de levar ao forno.



Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque o folar numa folha de papel e leve ao forno. Os primeiros 10 minutos em forno quente e depois reduza para 180º. Passados 30 minutos deve estar cozido. Deve ficar dourado e ao bater deve fazer um som seco.
Depois é só deliciar-se com os aromas e sabores.




Sem comentários: