E, tudo começou com: "Oh, Mãe! E, depois como é que faço?" Experiências culinárias de uma transmontana, que fazia as coisas um pouco "a olho". Sabores e aromas de todos os tempos. Um espaço que pretende ser um livro de receitas para recordar... e não só.
domingo, 4 de abril de 2010
Sábado de Aleluia - Pão de Ló Simples
O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.Antigamente, na minha aldeia era costume fazer-se o pão-de-ló, para dar aos afilhados. As pessoas ajudavam-se nesta árdua tarefa. No final havia lindos pães-de-ló em cima das mesas.
Era uma trabalheira!!! Ainda estão presentes, no meu pensamento, as seguintes palavras «- Deve-se pôr mais uma colher de farinha para não baixar.»
Aqui vai a receita de Pão de-Ló ou Folar doce:
Ingredientes:
9 ovos
9 colheres (sopa de açúcar
9 colheres (sopa) de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
Modo de fazer:
Batem-se as gemas com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Adiciona-se a farinha com o fermento (uma colher de cada vez)e bate-se lentamente. Por último adicionam-se as claras em castelo bem firme. Envolve-se tudo muito bem. Deita-se a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada de farinha. Vai a forno moderado (cerca de 180º graus).
Verifica-se se está cozido e tira-se para um prato de servir. Cobre-se o pão-de-ló com glacé branco.
Cobertura:
Clara de ovo
açúcar em pó q.b.
limão q. b.
Bate-se tudo até obter uma mistura homógenea e barra-se o pão-de-ló. Enfeita-se com amêndoas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário