sábado, 31 de março de 2018

Folar de Vinhais

Páscoa sem Folar não é Páscoa. Tenho publicado diferentes tipos de folares e, esta é mais uma receita deliciosa. Experimente e depois diga-me como foi.

    
Ingredientes:
550 grs de farinha de trigo
6 ovos
1 colher (chá) de sal
40 grs fermento padeiro
200 grs de gordura (50 grs de azeite, 50 grs de manteiga 100 grs de banha)
75 ml de água morna
Salpicão, chouriço de vinho de presunto q. b.

Modo de Preparar:
Comece por colocar os ovos numa taça e cubra-os com água morna. No momento de acrescentar os ovos à massa, eles devem estar aquecidos. Não use ovos saídos do frigorífico.
Coloque a farinha peneirada numa tigela; abra uma cova ao centro e coloque o sal e o fermento padeiro desfeito na água morna (não deve ser muito quente). Mexa bem. De seguida adicione os ovos um a um batendo bem entre cada adição. pode bater a massa À mão ou usar um robot de cozinha. O importante é que fique bem batida.
Por último adicione as gorduras derretidas e amasse tudo muito bem. a massa tem de ficar homogénea e mole. Cubra a massa com uma toalha e deixe-a a levedar em local aquecido. Por vezes, coloca-se um cobertor a cobrir a massa para ficar mais quentinha.
Deve levedar até dobrar de volume (cerca de 1 hora e 30 minutos a 2 horas). 
Entretanto corte os enchidos em pedaços não muito grandes.
Quando estiver levedada, retire a massa para a bancada de trabalho e tenda-a com um pouco de farinha. Unte uma forma de 22 cm.
Divida a massa em três partes e coloque uma parte no fundo da forma; estenda-a com as mãos para cobrir todo o fundo da forma. Por cima coloque metade dos enchidos de cortou.Fica ao gosto de cada um colocar mais ou menos enchidos.
Volte a repetir a operação e termine cobrindo com a restante massa. Ajeite a bola na forma e deixe levedar por mais 30 minutos. 
Pré aqueça o forno a 200º.
Introduza a bola no forno e deixe cozer por 15 minutos em fogo forte. Passado este tempo reduza para 180º e deixe acabar de cozer por mais 1 hora.
Convém verificar a cozedura. A bola deve estar dourada e crocante, ao bater com os dedos no fundo da bola deve fazer uma barulho oco.
Retire e deixe repousar até arrefecer.
Depois é só degustar...

1 comentário:

cozinha100segredos disse...

Ai que esse folar está com um aspeto de fazer perder a cabeça! Eu adoro tudo o que seja pão e este assim recheadinho está mesmo a pedir para ser comido! Beijinhos