sábado, 31 de março de 2018

Tarte Gelada de Whisky

Páscoa não é só pão-de-ló, tem de haver uma sobremesa de colher: esta foi a escolhida para o final do repasto de Páscoa.
Bem... muito gelada não é, pois não fica consistente.Podemos dizer que é uma mousse gelada, pois descansa no congelador. No entanto é muito saborosa e fácil de fazer. 


Ingredientes:
3 ovos
150 grs de açúcar
1 pacote de natas
1/2 chávena (café) de Whisky
Palitos La Reine ou Biscoito Champanhe q. b.
caramelo líquido q. b.
amêndoas laminadas a gosto (opcional)

Modo de Preparar:
Separe as gemas das claras para duas taças. Bata as claras em castelo bem firme e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas e dobrarem de volume. Adicione o Whisky e continue a bater até incorporar. Reserve.
Bata as natas em chantily e reserve.


De seguida junte as claras ao preparado das gemas e envolva tudo cuidadosamente. Por último adicione o chantily e envolva tudo até obter uma mousse cremosa.
Unte, generosamente, uma forma com caramelo líquido, de preferência de fundo amovível. Como queria fazer a sobremesa na forma do bolo inglês resolvi forrá-la com película aderente. Foi bom e foi mau: mais fácil de desenformar; contudo o caramelo fica preso à película. Verta o creme por cima do caramelo e cubra toda a superfície com palitos La Reine (eu usei Biscoito Champanhe). 



Resolvi envolver os palitos numa mistura, em partes iguais, de água e Whisky. Leva ao frigorífico por 12 horas.
Desenforme, polvilhe com a amêndoa laminada e sirva.


Como, no meu caso, o caramelo se agarrou à película aderente barrei a sobremesa com mais um pouco de caramelo.

1 comentário:

cozinha100segredos disse...

Fiz esta tarte gelada uma vez. Foi há tantos anos que já nem me lembrava! Mas recordo-me que o resultado final nos agradou imenso! beijinhos