sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cupcakes de "Vidro Partido"

Para comemorar o Halloween resolvi fazer algo diferente. Estes cupcakes foram inspirados numa receita de Martha Stewart. Estão mesmo bonitos...


Receita para 12 cupcakes (dependendo das formas).
Ingredientes:
2 ovos grandes
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de cacau ou chocolate em pó
1 chávena de farinha para bolos
3 colheres (sopa), bem cheias, de manteiga
1 colher (chá) de fermento em pó
formas de papel
Chávena - esta medida equivale a 250 ml.
Modo de Preparar:
Pré aqueça o forno a 180º.
Numa tigela junte a manteiga e o açúcar e bata muito bem. De seguida, adicione um ovo de cada vez, incorporando bem entre cada adição.
Misture a farinha, o fermento e o cacau. Sirva-se de uma peneira para juntar metade da mistura ao preparado de ovos. Depois de bem misturado junte metade do leite. Adicione a restante farinha e cacau e o restante leite.
Distribua o preparado pelas forminhas de papel. Eu coloquei as formas de papel dentro de formas de queques; e, utilizei duas formas de papel para cada cupcake.
Leve ao forno durante 20 minutos. Convém verificar; espete um palito, se sair seco está cozido.
Decore os cupcakes com creme de queijo ou chantilly. De seguida coloque bocados de "vidro partido" e pincele com geleia ou outro doce vermelho.

Vidro Partido - Ingredientes:
1 chávena de açúcar
3/4 de chávena de água
1/a colher (café) de cremor de tártaro
Modo de Preparar:
Leve uma tacho ao lume com o açúcar e a água. Quando começar a ferver, reduza o lume e vá mexendo. O açúcar vai ganhando ponto lentamente; para que não ganhe cor e para que não se agarre aos lados do tacho, pincele, de vez em quando, os lados com um pouco de água. Mexa de vez em quando. Passado um quarto de hora adicione o cremor de tártaro e mexa para que, este se dissolva rapidamente. Continue a mexer até obter um ponto forte, o que deve levar mais um quarto de hora.
Despeje a calda de açúcar num tabuleiro revestido de papel vegetal e deixe secar por uma hora ou um pouco mais. Deve espalhar bem a calda de açúcar, para que o "vidro" fique fino.
De seguida parta o "vidro" e utilize nos cupcakes.

Sem comentários: