sábado, 11 de junho de 2016

Scones de Bacon

Bolinho muito bom, apropriado para um lanche ou como acompanhamento de jantar.Também pode ser servido ao pequeno almoço com um fio de Maple Syrup (Xarope de Ácer). Experimente...



Ingredientes:
280 grs de farinha com fermento
1 colher (sobremesa), bem cheia, de fermento em pó
1 ovo grande + 1 gema
140 grs de bacon
1 colher (sopa) de açúcar
125 grs de leitelho
85 grs de manteiga sem sal
pimenta q.b. (opcional)
oregãos q. b. (opcional)

Modo de Preparar:
Comece por picar o bacon muito picadinho. Leve uma frigideira ao lume e deixe aquecer. Frite o bacon até ficar levemente tostado. Retire e deixe escorrer em papel de cozinha. Deixe arrefecer.
Se não tiver leitelho, é altura de o preparar: a mesma quantidade de leite e adicione 1 colher (sopa) de limão. Reserve por 30 minutos. Não se preocupe com o aspeto do leite, é mesmo assim.
Numa tigela coloque a farinha, o fermento em pó, o açúcar e misture bem. De seguida junte a manteiga, bem fria, cortada aos bocadinhos. Misture tudo com as pontas dos dedos até obter uma mistura homogénea. De seguida, adicione o bacon e misture bem. Polvilhe com um pouco de pimenta e de oregãos. Verter o leitelho na mistura de farinha e o ovo batido. Misturar tudo sem bater; é só para ligar todos os ingredientes.
Coloque a massa numa superfície polvilhada de farinha e corte os scones; dá para 12 scones.
Pincele os scones com a gema batida e, polvilhe com um pouco de oregãos.


Pré aqueça o forno a 200º e leve os scones a assar por 15 minutos. Quando estiverem dourados retire-os do forno e disponha-os num prato de servir.


Sirva-os quentes ou frios.


Versão para pequeno almoço, uma delícia; poderá usar mel se gostar mais.

1 comentário:

cozinha100segredos disse...

Com bacon são bons de certeza! Adoro o sabor que o bacon dá aos bolinhos! Bjs