terça-feira, 23 de maio de 2017

Baklava Enrolada

A Baklava é um tipo de pastel elaborado com massa filo e frutos secos triturados; e, banhada numa calda de açúcar.Esta sobremesa faz parte da gastronomia do Médio Oriente. É um pouco doce, mas deliciosa; é trabalhosa ,mas vale a pena.




Ingredientes:
12 folhas de massa filo
2 chávenas (chá) de frutos secos (usei pistacho, nozes e avlãs)
manteiga q.b. (seja generoso)

Calda:
1/2 l de água
350 grs de açúcar
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de sumo de limão
2 paus de canela
2 bagas de cardamomo

Modo de Preparar:
Pode começar por fazer a calda: leve um tacho ao lume com todos os ingredientes. Mexa até dissolver o açúcar. quando começar a ferver conte 10 minutos. Retire do lume e, deixe arrefecer.


Estenda as folhas de massa filo.
De seguida, triture os frutos secos na máquina 1,2, 3. E, derreta a manteiga para pincelar as folhas de massa (cerca de 200grs).


Pincele, com manteiga, 1 folha de massa filo e, polvilhe-a com um pouco da mistura de frutos secos. De seguida, enrole. Como não tinha um rolo dec cozinha fino, improvisei. Utilizei o rolo no qual vem envolvida a folha de alumínio e forrei com película aderente.



Pincele a segunda folha e, enrole-a na primeira. Aperte de ambos os lados em direção ao centro. A massa vai ficar drapeada. Retire com cuidado e disponha num tabuleiro. Só leva frutos secos triturados na 1ª folha de massa (pincela e depois polvilhada). A 2ª folha serve para reforçar o rolo, para que não desfaça.


Use um tabuleiro grande; eu tive de mudar de tabuleiro.
repita a operação até ter terminado a massa. Faz 6 rolos. Pincele, todos os rolos, com manteiga derretida antes de levar ao forno.
Leve ao forno pré aquecido a 175º durante 40 minutos (ou até ficar dourada)
Retire do forno s corte os rolos em pedaço mais pequenos (eu cortei cada rolo em três pedaços).



Logo de seguida, regue com a calda morna. E, polvilhe com um pouco de frutos secos picados. Pode usar alguma da mistura que tenha sobrado. Reserve por alguma horas ou, de um dia para o outro.


Retire do tabuleiro os rolos de Baklava para um prato de servir. Depois é só degustar esta sobremesa tão especial...

1 comentário:

cozinha100segredos disse...

Que excelente ideia fazer assim enrolada! Fica bonito na mesma! Muito bom​! Beijinhos