terça-feira, 3 de abril de 2018

Geleia de Framboesa

O meu problema com a compota de framboesa são as grainhas. Não gosto de as sentir. Esta receita não tem esse problema. 
Quando se tem fruta a mais, não se deita nada fora: congela-se ou usa-se em conservas. Foi o caso; framboesas que estavam congeladas e que se transformaram em compota. Dá muito jeito ter um frasquinho de compota à mão, pode oferecer-se ou deliciar-se com um pouco de pão.



Ingredientes:
450 grs de framboesas (frescas ou congeladas)
1 litro de água
600 grs de açúcar
3 bagas de cardamomo
1 colher (sopa) de sumo de limão

Modo de Preparar:
Coloque as framboesas num tacho, junte a água e leve a ferver. 
Esmague  as bagas de cardamomo, e reduza a pó as sementes do seu interior (use um almofariz) . Junte esse pó à água com as framboesas. Quando começar a ferver, reduza o lume e deixe fervilhar por cerca de 1 hora. A água irá reduzir. 
Retire do lume e triture com a varinha mágica.
Passe esse polme por uma passador de rede fina, reserve o líquido espesso. Meça a quantidade de líquido que obteve. No meu caso obtive 600 ml e, acrescentei 100 ml de água.
Num tacho coloque o açúcar o líquido de framboesa e o sumo de limão. Leve novamente ao lume. Quando começar a ferver reduza a temperatura. Deve fervilhar até obter consistência de geleia.
Deve obter uma consistência de ponto de estrada (colocando um pouco de geleia num prato, ela deve manter-se afastada quando se passa um dedo).
Retire do lume e distribua a geleia por frascos previamente esterilizados. 
Não se esqueça de identificar os frascos...



Sem comentários: