Antigamente na minha aldeia, Justes, freguesia de Vila-Real, fazia-se este prato; normalmente era feito com tomate e coelho ou galinha (a carne de porco era utilizada nos enchidos e outros fumeiros). Era simplesmente delicioso. E, como bons transmontanos, fazemos tudo "a olho" (mais ou menos). Porque é bom recordar aromas, tradições e paladares aqui fica o registo.
Só falta uma coisa... importante, sem dúvida, cozinhar num fogão a lenha; onde tudo tem um gosto diferente... Esta receita foi preparada com entrecosto de porco e linguiça (chouriça de carne).
Os Milhos é o mesmo que "Sêmola de Milho" ou "Carolo de Milho".
Os Milhos é o mesmo que "Sêmola de Milho" ou "Carolo de Milho".
Modo de Preparar:
Os milhos têm uma preparação muito semelhante ao arroz malandrinho.
Tempere o entrecosto com alguma antecedência: sal, vinho branco, alho, colorau, louro e salsa.
Leva-se uma panela ao lume com um fio de azeite e quando estiver quente adiciona-se a cebola picada. Deixa-se refogar; quando estiver quase dourada adiciona-se a carne. Deixa-se fritar durante algum tempo até estar dourada. Junta-se a linguiça (chouriça de carne) e o líquido da marinada. Deixa-se cozinhar a carne até estar tenra; se necessário adicione água para não queimar. Quando a carne estiver cozida e quase sem água, junte 4 partes de água (ou um pouco mais) para 1 de milhos. Deixe a água ferver, reduza a temperatura do lume e, sem parar de mexer, junte os milhos. Deve mexe-los continuamente, de modo a obter um preparado ligeiramente grosso. Retifique de sal se necessário e sirva.
Sem comentários:
Enviar um comentário