As massas são muito versáteis; esta receita é muito simples, saborosa e nutritiva. O mexilhão é pobre em calorias e gorduras, contudo tem um elevado teor de proteínas. experimente, é delicioso...
Regra básica: Quando frescos e colocados em água, rejeite todos o mexilhões que estiverem abertos. depois de cozinhados, rejeite, todos os mexilhões, que estiverem fechados. Não estão em condições de serem consumidos.
Ingredientes:
1,5 Kg de mexilhão
1 cebola pequena
2 dl de vinho branco
1 dente de alho
50 grs. de margarina
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta q. b.
Raspa de limão q. b.
3 colheres (sopa) de salsa picada
400 grs. de esparguete
Modo de Preparar:
Coloque o mexilhão em água fria por algumas horas. Limpe, muito bem, as conchas com uma escova. Rejeite todos os mexilhões que estiverem abertos.
Deite os mexilhões numa panela grande, junte a cebola picada e regue com o vinho branco. Tape e leve a cozer, em lume médio, sacudindo o tacho, de vez em quando, para que abram. Depois de cozinhados rejeite todos os que estiverem fechados.retire os mexilhões das conchas e reserve alguns inteiros para decorar.
Coe o líquido que largaram.
Numa frigideira coloque a margarina e o azeite e salteie o dente de alho; de seguida, adicione a salsa muito picadinha.
Regue com o líquido dos mexilhões e deixe ferver; deve reduzir até obter 2 dl (+ ou -). Junte os mexilhões e tempere com sal e pimenta a gosto. Se preferir pode usar piri-piri.
Coza o esparguete de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e misture com os mexilhões.
Polvilhe com a raspa de limão e decore com os mexilhões que reservou.
Sem comentários:
Enviar um comentário