terça-feira, 23 de julho de 2013

Ossobuco

O «Ossobuco» é um prato tradicional italiano; o nome, indica osso com buraco. A carne é cortada em rodelas juntamente com o osso; o tutano não deve ser retirado do osso.
Este prato requer algum trabalho; de início, apesar de fazer tudo certinho, a carne permanecia rija, resolvi o problema, colocando-a na panela de pressão durante 1 hora e 30 minutos.


Ingredientes:
4 pedaços de ossobuco (aproximadamente 300 grs por pedaço)
2 cebolas picadas
1 cenoura cortada finamente ás rodelas
2 dentes de alho (opcional - eu não uso)
3 colheres (sopa) bem cheias de polpa de tomate
sal e pimenta a gosto
farinha de trigo q. b. para panar
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (café) de tomilho seco
1/2 colher (café) de rosmaninho seco
600 ml de caldo de carne
360 ml de vinho tinto
 
Modo de Preparar:
Tempere a carne com sal e pimenta e reserve.
Antes de a levar ao lume prenda-a com um fio de cozinha, para não desmanchar.

 
Pique a cebola e os alhos muito fininhos.
Leve ao lume uma panela com o azeite e deixe aquecer muito bem. Passe os pedaços de carne pela farinha e leve a alourar no azeite. Retire e guarde em local quente. Na gordura que ficou na panela refogue adicione a cebola; quando estiver levemente alourada junte a cenoura e deixe cozinhar por alguns minutos. Junte, de seguida, o tomate e tempere de sal e pimenta.


Junte o vinho e deixe ferver; de seguida adicione o caldo de carne bem quente. Mexa bem e mergulhe os pedaços de carne que tinha reservado. Tempere com o tomilho e rosmaninho. Deixe cozinhar em lume brando até a carne se despegar dos ossos. Deverá demorar cerca de 2 horas. (se optar por fazer na panela de pressão, depois de começar a ferver deve reduzir para cozinhar em lume brando).
Remova o fio, que prendeu a carne, antes de servir.
Sirva acompanhado de arroz branco, massa al dente, batata cozida ou puré.

Nota: se optar pela utilização da panela de pressão, após alourar a cebola, adicione os restantes ingredientes; mexa adicione a carne tape a panela e deixe cozinhar.

 
 

 

Sem comentários: