terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Arroz de Forno à Antiga

Este acompanhamento fez parte do meu almoço de Natal. Antigamente, o Arroz de Forno, era feito nas festividades e num fogão a lenha o que lhe confere um paladar único e muito especial. Um pouco trabalhoso mas vale a pena fazê-lo. Usei um recipiente de barro de Bisalhães para lhe dar o "toque" de outros tempos.. muito bom. 



Ingredientes:
2 litros de água
1/2 salpicão
1/2 chouriça de carne
100 grs de presunto gordo
50 ml de azeite 
2 colheres de sopa de banha de porco
sal e pimenta a gosto
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
1/2 Kg de arroz agulha extra longo

Modo de Preparar:
Num tacho coloque todos os ingredientes e leve ao lume para ferver. Pode parecer estranho, mas a calda do arroz deve ser bem cozida e temperada e com alguma gordura; a cozedura no forno assim o exige. A calda para o arroz deve fervilhar cerca de 1 hora e 30 minutos a 2 horas. Se necessário juntar um pouco de água, uma vez que vai evaporando.
Aqueça o recipiente de barro (pode usar qualquer um) e coloque a medida de arroz dentro. Tem de medir o arroz para depois colocar o dobro da quantidade em calda. A medida da calda deve ser bem cheia. Rejeite as carnes, o louro e a salsa e use só a calda que se formou. Por cima do arroz, verta a calda bem quente e leve ao forno a 180 º.


Coze em cerca de 30 minutos mas convém verificar; deve ficar seco e dourado por cima. Decore a gosto e sirva com carne assada...


Sem comentários: