sábado, 20 de abril de 2013

Folar Transmontano

Este tipo de bola é feita um pouco, por toda a parte, no Norte do país; em particular em Trás-os-Montes. Como é muito saborosa é o ideal para um lanche... antigamente só se fazia em determinadas épocas do ano: Páscoa ou outras festividades (como era o caso das romarias).



Ingredientes:
1/2 Kg. de farinha de trigo
40 grs de fermento padeiro
1 colher (café) de sal
4 ovos
1/4 l de água tépida
125 grs de gordura (pode misturar banha, margarina e azeite)
100 grs de presunto de Chaves
1 linguiça de Lamego
1 salpicão de Lamego
Bacon ou barriga de porco fumada q.b.

Modo de Preparar:
Comece por dissolver, numa tijela, o fermento padeiro na água tépida.
Num alguidar coloque a farinha e faça uma cova no meio. Deite o sal e os ovos ligeiramente batidos. Vá amassando. Junte o fermento dissolvido e a gordura amolecida (não deve estar muito quente). Amasse tudo muito bem. A massa deve desprender-se do alguidar e fazer bolhas; nesse momento está pronta. Reserve, bem tapada em local aquecido para levedar. Deve descansar 30 minutos até dobrar de volume.
Pré aqueça o forno a 220º.
Entretanto corte o presunto, a linguiça, o salpicão e o bacon em pedaços.
Unte um tabuleiro, muito bem untado com margarina. Divida a massa em três partes; disponha uma camada de massa no fundo da forma e coloque, por cima, metade das carnes. De seguida, coloque outra camada de massa e outra de carnes. Por último coloque a restante massa e aconchegue tudo muito bem.
Leve ao forno cerca de 30 minutos; mas convém verificar.



Nota: Deve deixar cozer o folar durante 10 minutos a 220º e depois reduzir o calor para 200º. Assim, evita que o folar fique mal cozido por dentro. O calor inicial faz crescer o folar.





1 comentário:

Olga disse...

Quando a dieta acabar.....