E, tudo começou com: "Oh, Mãe! E, depois como é que faço?" Experiências culinárias de uma transmontana, que fazia as coisas um pouco "a olho". Sabores e aromas de todos os tempos. Um espaço que pretende ser um livro de receitas para recordar... e não só.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Filhós de Flor ou Forma
Ingredientes:
250 grs. de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
3 ovos
1 cálice de aguardente
1 laranja
1 pitada de sal
1/4 l de leite ou água
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar
Modo de Fazer:
Numa tigela, misture a farinha com o açúcar, junte as gemas, a aguardente, a raspa da laranja, o sal e o leite (ou a água). Mexa tudo, muito bem, até obter uma massa mole. Por fim, adicione, cuidadosamente as claras em castelo.
Deixe a massa descansar cerca de 30 minutos.
Numa frigideira coloque o óleo a aquecer; dentro coloque a forma das filhós até estar bem quente. De seguida introduza-a na massa, sem a cobrir totalmente e retire-a rapidamente; introduza-a no óleo quente; sacuda-a ligeiramente para a massa se soltar.
Deixe fritar, retire escorra em papel de cozinha e polvilhe com açúcar e canela. Se preferir sirva acompanhada de calda igual à das rabanadas, sonhos, etc..
Nota:o óleo deve estar bem quente. A massa não deve cobrir a forma porque depois não descola.
Só faço metade da receita; com um ovo e uma gema; e junto mais 25ml de leite ou água. Os restantes ingredientes são sempre metade das quantidades indicadas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário