E, tudo começou com: "Oh, Mãe! E, depois como é que faço?" Experiências culinárias de uma transmontana, que fazia as coisas um pouco "a olho". Sabores e aromas de todos os tempos. Um espaço que pretende ser um livro de receitas para recordar... e não só.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Soufflé de Lavagante
Ingredientes:
1 lavagante com cerca de 600 grs
0,5 dl de cognac
1 dl de natas
50 grs de manteiga
50 grs de farinha
0,5l de leite mimosa
50 grs de queijo ralado
5 ovos
sal e pimenta q.b.
Modo de Preparar:
Prepare o lavagante, cozendo-o em água e sal durante 12 minutos. Deixe arrefecer, tire-lhe a casca e corte-o em pedaços. Derreta um pouco de manteiga e aloure os pedaços de lavagante , temperado de sal e pimenta. Flameje com o cognac. Junte as natas e retire do lume, assim que levantar fervura.
Unte uma forma de soufflé, que deve ter 20/22cm de diâmetro, e reserve no frigorífico. Acenda o forno a 240º.
Com a manteiga, a farinha e o leite, faça um molho béchamel pouco espesso. Incorpore o queijo ralado e as gemas previamente desfeitas. Mexa bem. Bata as claras em castelo bem firmes; e adicione-as cuidadosamente ao preparado anterior. Deve ficar como um creme. Retifique os temperos. Volte a untar a forma, disponha os pedaços de lavagante no fundo e deite por cima o creme. Leve ao forno cerca de 25 minutos (entretanto reduza o calor para 200º). Quando estiver cozido sirva de imediato.
Nota: Se preferir pode utilizar várias formas pequenas. Muito cuidado ao retirar o soufflé do forno, pode baixar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário