quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pêras Bêbadas

A primeira vez que comi esta sobremesa, detestei. Não me lembro muito bem porquê. Sei que foi num restaurante lá para o Alentejo... 
Depois dessa experiência menos boa, tive oportunidade de apreciar esta sobremesa no restaurante "A Flor dos Congregados", e adorei.  Simplesmente deliciosa; tudo vai da maneira como se faz...






Ingredientes:

4 pêras
200 grs de açúcar
1 dl de água
2,5 dl de vinho tinto
1 cálice de vinho do Porto
1 casca de limão
2 paus de canela



Modo de Preparar:
Leve ao lume um tacho com a água, o vinho tinto e o açúcar. Quando começar a ferver junte a casca de limão e os paus de canela.
Descasque as pêras deixando-lhes o pé; eu usei pêra rocha. Escolha pêras rijas, para que ao cozerem não se desfaçam. Envolva as pêras em sumo de limão para que não fiquem escuras. Coloque as pêras no tacho e deixe ferver. Vá virando de vez em quando para que fiquem cozidas por igual. As pêras devem ficar macias.  
Quando estiverem cozidas, retire-as com muito cuidado para um prato de servir. Junte à calda formada no tacho um cálice de vinho do Porto. Deixe ferver, em lume brando, até formar xarope.  Deite o xarope por cima das pêras e deixe arrefecer.


Sem comentários: